O Instituto Brasil-Estados Unidos foi criado em 13 de janeiro de 1937, através de uma parceria com o Institute of International Education (NY), com o objetivo de difundir a cultura e o idioma norte-americanos no Brasil.
Ao tornar-se um centro binacional com fins culturais, desde a sua fundação o Ibeu dedica-se não apenas ao ensino da língua inglesa, mas à promoção e ao incentivo às manifestações artísticas de seu tempo.
Em 1940, por exemplo, o Ibeu inaugurou sua primeira Biblioteca (localizada na Rua Mexico, no Centro do Rio de Janeiro) e sua primeira mostra de artes visuais (uma exposição do pintor Carlos Oswald). Em 1947, foi criado o projeto Tardes Musicais, um evento de música ao vivo que reuniu em seu palco artistas de renome, como Guerra Peixe, Arthur Moreira Lima e Turíbio Santos, para mencionar alguns. Ao longo das décadas, o Ibeu também dedicou-se ao ensino de música coral, à realização de mostras de cinema, além de espetáculos e leituras teatrais.
Em suas oito décadas, o Instituto Brasil-Estados Unidos, através de seu Centro Cultural, orgulha-se de ser uma instituição que apoia e valoriza a educação e a cultura realizada em solo brasileiro.
Acompanhe nossa programação: