Semana Cultural 2010


O Centro Cultural IBEU apresenta a Semana Cultural IBEU, realizada anualmente no mês de setembro. A 16ª Semana Cultural IBEU será realizada de 20 a 24 de setembro de 2010, às 18h30, no Centro Cultural IBEU (Av. N. Sra. de Copacabana, 690/11º andar – Copacabana), com ENTRADA FRANCA.

16ª SEMANA CULTURAL IBEU
Dia 20/09 (2ª feira) – Abertura: Coral do IBEU - Regente: Weber Duarte.
O Coral do IBEU é formado por alunos do Instituto.
Programa: Henry Purcell, Imant Raminsh, George Gershwin, Tom Jobim, Gilberto Gil, George Frideric Handel.

Dia 21/09 (3ª feira) – RICARDO LEÃO apresenta Cinematecla – Uma homenagem às trilhas sonoras cinematográficas, com Ricardo Leão (piano), Rômulo Gomes (baixo acústico) e Di Stéffano (bateria).
Cinematecla, o projeto do premiado pianista, arranjador e compositor Ricardo Leão (produtor musical da TV Globo, da novela Passione e do programa Som Brasil) traz, mais do que brilhante música, o olhar do compositor sobre a música produzida pelo cinema; um olhar e uma leitura que transformam a cena em canção e a história em poema. De instrumentista a diretor musical, de graduado a maestro, de feitor de canções a compositor, de burilador a arranjador. Seu nome está impresso em dezenas de discos, peças, shows, invariavelmente atrelado a outros grandes nomes de nossa música.
Programa: My Favorite Things (A Noviça Rebelde); Amarcord (Amarcord); Eu Te Amo (Eu Te Amo); Bye, Bye, Brasil (Bye, Bye, Brasil); A Flor e o Cais (Vida de Menina); Cinema Paradiso (Cinema Paradiso); Gaijin 1 (Gaijin 1); The Windmills of Your Mind (Thomas Crown – A Arte do Crime); Uma Menina que é uma Flor (Tampinha - curta-metragem); Luz do Sol (Índia, A Filha do Sol); It Might Be You (Tootsie).

Dia 22/09 (4ª feira) – TRIO AQUARIUS, com Ricardo Amado (violino), Ricardo Santoro (violoncelo) e Flávio Augusto (piano).
Formado por músicos premiados em diversos concursos nacionais e internacionais, e com grande experiência camerística, o TRIO AQUARIUS é o resultado da união dos talentos de Flávio Augusto – pianista da Escola de Música da UFRJ; Ricardo Amado – spalla da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e violinista da Orquestra Petrobras Sinfônica; e Ricardo Santoro – violoncelista da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica da UFRJ.
Programa: R. Schumann: Trio nº 1, em ré menor, Op. 63 - Mit Energie und Leidenschaft; Lebhaft, doch nich zu rasch; Langsam, mit inniger Empfindung; Mit Feuer / Astor Piazzolla: As Quatro Estações Porteñas – Verão; Outono; Inverno; Primavera.

Dia 23/09 (5ª feira) – ELIANE SALEK TRIO apresenta Divina Elizeth – 20 anos de saudade, com Eliane Salek (voz, flauta e piano), Nando Duarte (violão de 7 cordas) e Fabiano Salek (percussão).
Eliane Salek traz consigo a exuberância de uma musicista completa: exímia pianista e flautista, compositora, arranjadora, é cantora, mezzo-soprano do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dona de um timbre de voz considerado “refinado e raro”. Em seu novo espetáculo, Eliane Salek homenageia a grande dama da música brasileira com quem teve o privilégio de apresentar-se ao piano, Elizeth Cardoso.
Programa: A Flor e o Espinho, A Noite do Meu Bem, As Rosas não Falam, Carinhoso, Chega de Saudade, Doce de Coco, Foi um Rio que Passou em Minha Vida, Mulata Assanhada, Se Todos Fossem Iguais a Você, entre outros sucessos.

Dia 24/09 (6ª feira) – ANA COSTA (voz e violão) apresenta o show Novos Alvos, com Nailson Simões (percuteria), Wallace Peres (violão / cavaco) e Cadu Mendonça (guitarra).
A cantora, compositora e instrumentista Ana Costa começa sua trajetória musical em 1990, e no samba em 1994 quando participou do grupo Couer Sambá formado pelos filhos de Martinho da Vila. Em 2007 foi indicada como melhor cantora de samba e melhor cantora no voto popular, na 5ª edição do Prêmio TIM de Música. Foi do convite de Liminha para interpretar a música tema “Viva Essa Energia”, dos jogos Pan-americanos de 2007, na cerimônia de abertura no Maracanã ao lado de Arnaldo Antunes, que proporcionou a artista vislumbrar um novo horizonte... E no encontro com o produtor Alê Siqueira que Ana Costa pôde colocar em prática o seu antigo desejo de fazer uma música mais abrangente e fiel aos ritmos brasileiros, desprendida do compromisso com tendências ou modismos, surgindo assim Novos Alvos, o segundo CD da
cantora, lançado, pela Zambo Discos, em maio de 2009 e relançado pela BISCOITO FINO.
Programa: Marceu Vieira/Tuninho Galante; Ana Costa/Jorge Agrião; Marina Lima /Antônio Cícero; Ana Costa/Mart’nália/Zélia Duncan; Délcio Carvalho/Mário Lago Filho; Luiz Tatit; Alceu Maia/Fred Camacho; Noel Rosa/Vadico; Cláudio Jorge/Elton Medeiros; Celso Fonseca; Claudinho Guimarães/Evandro Lima/Silvão Silva; Ana Costa/Jorge Agrião/Bianca Calcagni; Eduardo Medrado/Kleber Rodrigues; Arlindo Cruz/Fred Camacho/Almir Guineto; Carlinhos Brown; Martinho da Vila.